Os dados sempre existiram e sempre foram importantes, por que agora eles são considerados o combustível que impulsiona o sucesso empresarial?
Diante da transformação digital a geração de dados aumentou exponencialmente, causando impactos de forma acelerada.
Para que se tenha ideia, em um artigo anterior sobre a cultura Data Driven, falamos que, no começo da década, algumas pesquisas estimavam que 163 zettabytes de dados seriam gerados no mundo em 5 anos (até 2025). Esse patamar foi atingido em apenas 1 ano!
Essa enorme quantidade de dados torna-se um grande problema para a maioria das empresas que, simplesmente, não conseguem organizar e analisar as informações mais importantes para tomadas de decisões cruciais.
E a dificuldade na gestão desses dados se desdobra em processos que não são ágeis e podem se tornar muito custosos para a empresa. É como fazer uma viagem sem saber o destino, o que, no caso de um negócio, pode ser desastroso!
Pensando nesta nova realidade, ficam as perguntas:
– Como funciona uma jornada de dados eficiente e como ela pode ajudar seu negócio a crescer?
– Como garantir que toda a jornada do dado vai levar a decisões assertivas?
– Como garantir que a coleta, tratamento e análise dos dados será menos complexa, mais fácil de analisar e mais ágil?
A seguir veremos as respostas para essas e outras perguntas.
As etapas da Jornada de Dados
A jornada dos dados é um conceito que corresponde ao caminho que uma informação percorre desde o momento em que é gerada até o momento em que é usada para uma ação/decisão.
Portanto, envolve as seguintes etapas: coleta, armazenamento, processamento, análise e interpretação.
Como funciona cada etapa da Jornada de Dados?
Coleta: o caminho começa com a coleta de dados de diversas fontes, que podem incluir sistemas internos da empresa, mídias sociais, dispositivos IoT (Internet das Coisas), promotores em campo, pesquisas entre outros.
Armazenamento e processamento: Em seguida, os dados são armazenados em um local centralizado, como um data lake ou data warehouse. Nesta etapa, os dados podem ser tratados, passando por processos de limpeza, transformação e enriquecimento para garantir sua qualidade e relevância.
Visualização e análise: Uma vez que os dados tenham sido tratados, eles são analisados utilizando técnicas de análise estatística, preditiva, descritiva ou prescritiva.
Os resultados são então visualizados em gráficos, dashboards ou relatórios para facilitar a compreensão. Exemplo:
Ação e iteração: Com base nos insights obtidos, os gestores podem tomar decisões conscientes, informadas e implementar ações estratégicas para otimizar processos, melhorar o desempenho e impulsionar o crescimento.
Este ciclo de análise e ação é contínuo, permitindo que as empresas se adaptem e evoluam com base nos dados em constante mudança.
O eterno problema da gestão de dados
Descrevendo a jornada assim, em um texto escrito ou imagem, parece muito simples implementar esse processo e lidar com os dados. Mas, se você é gestor ou já atuou com dados, sabe que esse caminho tem desafios inimagináveis.
O problema começa antes mesmo da coleta, na geração das informações, isso porque os dados se apresentam em diversos formatos, desde tarefas, índices, números, alfanuméricos, comportamentos, atividades, entre outros.
Na maioria das vezes, eles estão dispersos e em excesso o que dificulta o entendimento de quais dessas informações podem ser úteis e como aplicá-las na realidade.
Como lidar com isso?
O primeiro passo é sempre entender os problemas de negócio e mapear o caminho da informação.
A partir daí, pensar de forma estratégica em quais dados poderão ser utilizados para a geração de valor para o negócio.
Mas, como coletar e tratar zettabyte de dados?
Se a atividade fim da sua empresa não são dados, provavelmente será impossível fazer isso sozinho. Ou será necessário montar um time (caro, diga-se de passagem) especializado nisso, o que não é viável para a maioria dos negócios.
O melhor caminho é investir em consultorias, ferramentas e soluções que não apenas otimizem os processos, mas que também assegurem a qualidade e segurança dos dados.
Mas lembre-se que mesmo contratando uma solução externa, é essencial investir em uma cultura data driven dentro do seu time. As pessoas precisam entender a importância dos dados e como eles podem agregar no dia a dia. Caso contrário, nem o melhor parceiro será capaz de ajudá-lo!
Ao avaliar uma solução, certifique-se de que ela pode oferecer:
● Integração com diferentes fontes de dados
Como já dissemos anteriormente, a dispersão dos dados é um dos grandes dificultadores do processo. Por isso, a solução precisa ser capaz de concentrar as informações em um único ambiente, independente de sua origem.
● Segurança e privacidade dos dados
No período da pandemia, vimos diversas empresas lidando com o sequestro de dados que poderiam causar prejuízos bilionários ou até mesmo impedir o funcionamento do negócio.
Por isso, é primordial que a solução contratada seja capaz de resguardar os dados coletados e armazenados, impedindo ameaças internas e externas e atendendo às determinações de legislação vigente no Brasil, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
● Visualização em tempo real
Também já falamos sobre a acelerada geração de informações trazida pela transformação digital, devido a isso, a visualização e avaliação rápida torna-se essencial para que o gestor não perca tempo tentando entender os dados.
● Flexibilidade e escalabilidade
Soluções rígidas e padronizadas, provavelmente não poderão atender às necessidades específicas do seu negócio, comprometendo decisões e resultados. Por isso, busque parceiros capazes de personalizar os recursos.
Como a Jornada de Dados pode ajudar sua empresa a crescer?
Tomada de Decisão Informada
O grande objetivo da gestão data driven é a tomada de decisões estratégicas e cada vez mais assertivas. Portanto, uma jornada de dados bem desenhada e eficiente será capaz de fundamentar insights reais, em vez de intuições ou suposições.
Identificação de Oportunidades e inovação contínua
Cada vez mais, as inovações tornam-se essenciais para a diferenciação no mercado. E, neste sentido, a análise de dados pode revelar padrões, antecipar demandas, tendências e oportunidades que podem ser aproveitadas para impulsionar o crescimento do negócio.
Otimização de Processos
Os dados também permitem entender melhor os processos internos e identificar pontos de melhoria, assim, sua empresa pode otimizar suas operações para aumentar a eficiência e reduzir os custos.
Personalização e Experiência do Cliente
Informações sobre o comportamento e a experiência do cliente são cada vez mais valiosas, já que compreender as preferências do shopper ou usuário de um serviço permite personalizar produtos e atender às necessidades individuais, melhorando assim a fidelidade do cliente.
Enfim, a Jornada de Dados é uma ferramenta poderosa para ajudar sua empresa a desbloquear o potencial das informações e impulsionar seu crescimento.
Soluções úteis
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