Consulte a un especialista
AGORA MESMO!

Como o S&OP pode ajudar a virar o jogo a favor de sua empresa

Saiba o que é o S&OP, como implantá-lo na sua empresa e porque é essencial contar com um planejamento operacional de vendas nos dias de hoje.
O Processo de Sales and Operations Planning mitiga riscos, prevê demandas e rentabiliza toda a cadeia de produção.

O S&OP (Sales and Operations Planning) é um processo conhecido mas ainda subestimado ou mal utilizado por grande parte das grandes marcas que dependem do varejo.

Resumidamente, o S&OP é o processo que coordena diferentes áreas do negócio para atender a demanda do cliente com o nível adequado de suprimentos.

Estendendo um pouco o conceito, trata-se também de programar a produção para identificar demandas futuras. Em um mundo ideal, o S&OP vai fazer com que todo o portfólio da empresa tenha valor e seja comercializado – fazendo com que a marca tenha vários carros-chefe em vez de apenas um.

Dessa forma, se for implantado com sucesso, o S&OP tornará toda a cadeia de produção rentável. Uma empresa com bom faturamento não está necessariamente saudável. Ou seja: o planejamento de operações e vendas é o que garante a eficácia de todos os processos para que a companhia atinja o equilíbrio e ganhe uma base sólida para avançar.

Como implantar um S&OP

A literatura corporativa descreve cinco etapas básicas para a adoção do processo de S&OP.

1. Atualização de dados (históricos, crédito, roadmap de produtos)

2. Planejamento de demandas (reuniões com clientes para alinhamento)

3. Planejamento de produção e suprimento (acuracidade de entrega)

4. Reunião prévia (chances e riscos)

5. Reunião executiva (alinhamento e aprovação do plano)

O S&OP não permite espaço para achismos. Tudo é quantificado e as previsões são baseadas em fatos, e não estimativas. Isso significa, por exemplo, que um novo turno na produção não será aberto caso não seja extremamente necessário.

Para isso servem as três primeiras etapas da implantação do S&OP, que geralmente acontecem mensalmente.

Já a reunião prévia serve para discutir os pontos de distanciamento entre o planejamento da demanda e o planejamento de produção, bem como a avaliação de seus impactos financeiros.

Etapa final do processo, a reunião executiva de S&OP deve se encerrar com todo o planejamento fechado e formalizado para toda a empresa. Deve haver o engajamento de um comitê executivo formado pela alta gerência ou direção da empresa.

O que pode dar errado?

Embora reúna processos simples e já conhecidos pelas empresas, o S&OP pode falhar justamente pela falta de integração entre departamentos. O primeiro e mais importante passo para promover esse alinhamento é a participação da diretoria. Deixar claro que as mudanças eventualmente implantadas são um desejo dos donos da empresa é um fator motivador essencial para o sucesso do S&OP.

Podemos dizer que o S&OP é um processo de tomada de decisão da alta administração que garante que os planos táticos em todas as funções de negócios estejam alinhados e suportem o plano de negócios. É um processo de cima para baixo.

Mesmo com a atribuição correta de responsabilidades, valorização das reuniões e sintonia na análise dos dados, o S&OP não terá sucesso sem o engajamento dos diretores.

Entendemos de cultura

Muitas vezes para adotar um S&OP é preciso mudar a cultura da empresa e implantar tecnologia (digitalizar o processo) de forma a melhorar a precisão, simular cenários e aumentar a velocidade de análise. Na Tracking Trade sabemos como fazer isso, somos uma empresa de tecnologia, mas essencialmente lidamos com negócios. Entre em contato com nossos consultores para conhecer nossas ferramentas e as soluções que podemos oferecer para sua companhia.

Artigos Recentes:

Categorías

Consulte a un especialista
AGORA MESMO!