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[Case RB] As soluções da TrackingTrade para gestão de equipes de venda

As soluções da Tracking Trade para gestão de equipes de venda
Conheça a solução desenvolvida pela Tracking Trade para o setor de higiene e limpeza da Reckitt Benckiser do Brasil

Nota do editor: O texto não contém informações confidenciais e a divulgação deste case foi autorizada pelo cliente.

‍O cliente

Líder de mercado com diversas marcas e maior produtora mundial de produtos de saúde, higiene e limpeza, a Reckitt Benckiser, ou RB, busca estar sempre à frente. O grupo é um dos grandes e principais atores de um setor altamente competitivo do varejo.

A multinacional britânica de capital aberto e faturamento bilionário opera no Brasil desde 1923, quando ainda se chamava Reckitt & Colman. Atualmente, mantém 33 marcas no país, entre eles o Veja, Vanish, Harpic, SBP, AirWick, Lyson, Jontex, Naldecon e Strepsils, entre outras.

Todos produtos consolidados e com uma clientela fiel – mas que enfrentam a dura e interminável batalha com a concorrência. Preços, exposição na gôndola, quantidade em estoque, presença em determinados pontos, rapidez na reposição… Nessa luta, qualquer deslize leva à derrota. E qualquer oportunidade bem aproveitada pode representar a vitória.

O problema

Boa parte das empresas do varejo ainda confia aos distribuidores a missão de expor seus produtos da melhor forma possível e para promover a venda. A concorrência acentuada, aliada à gestão cada vez mais enxuta das redes do varejo, no entanto, fez com que as marcas arregaçassem as mangas e disponibilizassem equipes próprias para garantir que seu produto chegasse ao consumidor.

Em 2018, o Trade Marketing da divisão de Higiene e Limpeza da RB no Brasil tinha o controle das ações, checklists e registros da equipe de vendedores realizados por meio de planilhas simples no computador.

‍Naquela ocasião, a empresa decidiu ampliar a equipe de vendedores para a casa da centena, que deveria atuar exclusivamente para a RB em milhares de lojas em todo o Brasil. E aí ficou evidente que não seria possível fazer a gestão desse time de forma analógica.

A empresa buscava uma melhor divisão da equipe pelas lojas, identificação dos pontos-chave e geração de KPIs para melhoria da performance e melhor aproveitamento das oportunidades.

A solução

A RB então procurou a TrackingTrade para que elaborasse uma ferramenta digital para gestão das equipes de campo. O desafio resultou no RB Missions, aplicativo desenvolvido de forma personalizada que inclui canal indireto com coleta de informações de PDVs e elementos de gamificação com estratégias de bonificação de clientes e colaboradores.

Dois anos após a implantação, a equipe de vendedores quase dobrou. Eles registram cada um, em média, alta de 20% a 25% nas vendas ao ano. Por mês, são registradas de 3 mil a 4 mil imagens de pontos de venda pelos vendedores por meio do aplicativo, que são depuradas pela equipe da TrackingTrade. De fato, um trabalho que não dá pra fazer por planilhas.

Fale com a TrackingTrade

Na TrackingTrade estamos preparados para ouvir o seu problema e oferecer uma solução personalizada para digitalização de processos, gestão de equipes, trade marketing, roteirização e checklists, entre outros, com atendimento imediato e acompanhamento constante. Conheça nossos produtos e entre em contato para mais informações.

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