Durante um bom tempo, empresários tomaram decisões baseados em suas crenças, ideias e intuição, principalmente em companhias que começaram pequenas e cresceram de forma significativa – afinal, por que agir de forma diferente se o time está ganhando, certo?
Seguindo apenas o feeling ou agindo em resposta a informações colhidas no mercado, diversos empresários conseguiram sucesso e construíram alguns impérios.
Mas veio a ascensão da tecnologia, a competitividade e a necessidade inerente de continuar crescendo, e as decisões de antes já não funcionam mais. Entrando na terceira década do século 21, até o empresário mais conservador e tradicional sabe que é preciso se mexer para manter os negócios em pé.
Mas… exatamente o que fazer? É aí que entra a Business Intelligence. E é pela necessidade de se destacar em meio à multidão que gestores estão cada vez mais recorrendo a ela.
Entendendo a Business Intelligence
Business Intelligence, ou inteligência de negócios, é uma nova forma de gestão que leva em conta a coleta de dados, organização, análise, ação e monitoramento para tomar decisões dentro de uma empresa e saber se determinado projeto ou investimento está dando o melhor resultado possível.
Basicamente, há três conceitos que suportam uma boa ação de BI:
– Coleta de dados: qualquer informação gerada e acessível dentro da empresa pode ser útil. Horário de entrada e saída dos funcionários, gastos com manutenção, folha de pagamentos;
– Organização e análise: não adianta ter os dados se eles ficam soltos – muitas vezes em sistemas diferentes e sem integração. É preciso criar um banco de dados único e, de preferência, com uma apresentação simples para visualização;
– Ação e monitoramento: com os dados coletados e organizados, é hora de agir. Cortes, redução de receita, descontinuação de projetos… A análise das informações não costuma deixar margem para ações ineficientes
Mas eu já controlo meus dados!
Pode até ser que controle mesmo, mas o que está fazendo com eles? Muitos gestores confundem a Business Intelligence com os KPIs (Indicadores-chave de Desempenho). Podemos dizer que as KPIs são uma ferramenta importante no escopo da BI, mas que estão longe de serem suficientes na missão de manter a empresa viva no mercado.
Enquanto os KPIs revelam o core da empresa, a Business Intelligence vai, além de gerenciar essas informações, mostrar como elas podem agir de forma integrada para criar soluções e evitar problemas.
Por conta da ação rápida em cima dos dados encontrados, as empresas que usam o Business Intelligence conseguem otimizar processos de maneira muito mais rápida e direta em comparação com as que não o utilizam.
E os processos de uma empresa fazem grande diferença nos resultados, seja em termos de qualidade dos produtos, vendas e retenção de clientes, satisfação dos colaboradores…
Inteligência é a nossa especialidade
A Tracking Trade trabalha com soluções em tecnologia para identificar e solucionar os problemas de sua empresa. Temos uma equipe preparada para analisar os processos, apontar e desenvolver a melhor ferramenta para o seu negócio, com acompanhamento da implementação e monitoramento dos dados pelo tempo que for necessário.
Embora a tecnologia esteja sempre no nosso foco, nosso produto é melhorar o seu negócio. Para isso podemos desenvolver um software, criar um aplicativo ou simplesmente termos uma boa conversa. Se interessou? Saiba mais sobre nossos serviços ou entre em contato para mais informações.